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Bem Estar Físico

Estar bem com você mesmo(a) é o primeiro passo para um tratamento de sucesso. Além de todo o acompanhamento da equipe médica especializada e da medicação, é muito importante que você também conte com o apoio de outros profissionais das mais diferentes áreas da saúde.

Neste informativo você vai conhecer algumas medidas simples e eficientes que vão ajudar você a cuidar do seu corpo e melhorar sua qualidade de vida.

Vale ressaltar que o acompanhamento do médico é fundamental. Ele é quem pode dizer com precisão qual é a conduta mais adequada para o seu caso e que benefícios ela lhe trará. Evite também fazer qualquer tipo de tratamento complementar sem antes conversar com ele.

Boa leitura.
Equipe Tempo de Viver

A prática de atividade física é uma excelente ferramenta para restaurar e melhorar o seu bem-estar físico.

O exercício feito de forma moderada deverá ser indicado pelo seu médico e acompanhado por um profissional qualificado, como o fisioterapeuta ou o professor de educação física. Durante o tratamento, e em alguns casos após o tratamento, o seu organismo ainda pode estar muito sensível e com sua imunidade alterada. Portanto, o auxílio de um profissional dessa área da saúde é fundamental.

Você pode fazer suas atividades em um parque ao ar livre, em uma academia de ginástica, na clínica de fisioterapia, em sua casa e até mesmo deitado em sua cama. Independentemente do tipo de exercício, é importante que ele seja adequado e adaptado à sua condição física. Procure sempre uma orientação do seu médico para saber que tipo de exercícios você poderá realizar.

Que tal começar se alongando?

  • Movimente a cabeça para frente e para trás lentamente, como se fosse olhar algo no teto e depois no chão;
  • Entrelace os dedos e estique os braços para frente esticando os cotovelos, como se fosse espreguiçar. Repita este movimento, porém, elevando agora os braços acima da cabeça;
  • Incline a cabeça para um lado e depois para o lado oposto;
  • Vire a cabeça para o lado direito, volte para o centro e depois vire-a para o lado esquerdo;
  • Na posição deitado(a), alongue todo o corpo levando os braços para cima da cabeça como se estivesse se espreguiçando;
  • Deite-se na cama, de barriga para cima, dobre o joelho direito trazendo a perna junto ao corpo e em seguida repita o mesmo movimento com a perna esquerda.

Importante: Mantenha cada uma dessas posições por 10 segundos antes de voltar à posição inicial.

Bem-estar físico

Ative sua circulação

Faça, sempre que possível, intervalos durante o dia e escolha uma posição confortável para repetir os movimentos de abrir e fechar as mãos. Depois, mexa os tornozelos, puxando-os para frente e para trás, rodando os pés.

Caminhe moderadamente

Sempre que estiver disposto(a) faça pequenas caminhadas. Isso lhe trará mais conforto e disposição ao longo do seu tratamento.

Porém, atenção! Se estiver cansado(a), procure economizar sua energia!

Quando não avaliada e tratada, a fadiga pode causar uma importante diminuição da qualidade de vida do paciente.

Dessa forma, é fundamental que o seu médico converse com você e seus familiares sobre esse sintoma, discutindo as opções para seu tratamento. Nessa situação, diversas medidas relativamente simples podem ajudar:

  • Praticar exercício físico leve;
  • Usar métodos de relaxamento, tais como massagens e atividades que você considere prazerosas;
  • Avaliar e, eventualmente, corrigir a anemia;
  • Diagnosticar e tratar a depressão.

Bem-estar meditação

A importância do sono

Uma boa noite de sono é mais importante do que se imagina. Quando dormimos bem, acordamos descansados e temos energia para lidar com as situações durante o dia. Dormir é muito significativo para a nossa qualidade de vida. Os pacientes que dormem bem conseguem enfrentar os problemas de um modo mais saudável, mesmo estando doentes e com dor.

Existem várias maneiras de favorecer um sono de boa qualidade, como:

  • Não ingerir alimentos ou bebidas com cafeína a partir do final da tarde;
  • Se você gosta de esportes, faça os exercícios físicos pela manhã ou à tarde, nunca à noite, pois o nosso corpo produz muita endorfina durante a atividade física, o que nos enche de energia e não nos deixa dormir;
  • Antes de apagar completamente a luz, leia um livro gostoso ou ouça uma música que acalme, pois assim você vai informando ao cérebro que é hora de dormir.